ENCANTRAGO - Ver de Rosa um Ser Tão


“Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão” é o novo espetáculo do Grupo Expressões Humanas em parceria com o Grupo Teatro Vitrine. A direção é de Herê Aquino que também assina a dramaturgia, livremente inspirada na obra de Guimarães Rosa e na cultura popular brasileira.

O espetáculo é um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma aventura onde os contrastes e as ambivalências consagram o paradoxal mundo sertanejo e a encantada vastidão do homem.

A forte presença do universo fantástico, da riqueza do imaginário popular e o resgate dos rituais humanos têm o intuito de aproximar atores e público numa grande vivência integradora que nos remeta a origem do teatro. Essa provocação perpassa metaforicamente vários ritos de passagens, tempos, espaços e mitos que se reafirmam e se embaralham nesse mundo real e simbólico. Mundos estes que, no sertão, se configuram onde a vida é quase uma impossibilidade.

O espetáculo é um convite para fomentar um novo olhar diferenciado e crítico sobre esses inquietos e diversos pedacinhos de universos sertanejos. Acreditamos que acariciando ritualisticamente a geografia e o homem, chegaremos aos mistérios e grandezas feéricas do mundo, onde “mandavam a audácia e a coragem, e o mundo todo, e o inexplicável e o irracional, e a bondade e a maldade, e o destino e o demônio, e o que o homem de si mesmo não sabe, as suas profundezas.” Como dizia Guimarães Rosa.

Comentários

Unknown disse…
Uma peça é realmente incrível! muito boa mesmo! e os atores são talentosíssimos e a história é envolvente a ponto de vc participar ativamente e sem receios (vergonhas). E sem falar que uma das atrizes é a minha incrível professora de teatro Juliana Veras! hehehe... Vocês são maravilhosoooooss!

Merdaaaaaaa!!!!
Maravilhoso é ter um público tão receptivo como vocês e tão "envolvente" como você diz. Espero que tenha gostado e se "encantrago"! Valeu Gabi! Grande abraço!
Michelle disse…
Muuuuuuuuuuuito bom!!!
TEATRO PLURAL disse…
Parabéns pelo belo espetáculo, que assistimos na temporada anterior.
Fizemos a divulgação aqui:
http://teatroplural.blogspot.com/2011/01/espetaculo-encantrago-retorna-temporada.html
Tive a feliz oportunidade de ir ver a peça no sesc iracema. Linda luz e ótimas atuações..tudo no espetáculo nos transporta para o "interior" seja de nosso país ou em nós mesmos.

Francisco Saldanha
Fernanda disse…
Um verdadeiro talento, muito envolvente e acima de tudo realista.A performace dos atores ,expressões incríveis,digno de aplausos sucessivos!Parabéns a vocês que com muita simplicidade podem fazer da arte um palco de riquezas e sofisticação.Fernanda Barcelos
Até chegar a meados da peça e buscar descobrir heróis e anti-heróis, os texto começam a se encaixar como parte do todo. A reflexão da condição sertaneja ainda pode representar boa parte do interior do País. A linguagem de Guimarães é reconhecida ao longo da peça. O sincretismo religioso tão exaltado seria meu único questionamento. Antropologicamente as religiões afro-descedente não se fizeram tão presentes nos rincões onde menos havia população afro. O confronto com a fé cristã tão de frente parece-me demasiadamente exacerbado. COntudo deve alguém algum licença artística para tanto. No geral, a peça e a interatividade são um modelo revigorante. Os atores realmente expressão-se com bastante fluidez e o jogo de luzes e sonoplastia marca sua presença. COm certeza a direção em seu merecimento.

Postagens mais visitadas