Projeto Orlando - Catarse



Compartilhe teatro!  Curta essa ideia! Orlando, da obra de Virgínia Woolf, a nova montagem do Grupo.

 Link para o vídeo do Projeto: http://catarse.me/pt/orlando






O Grupo Expressões Humanas é um grupo de teatro experimental que se consolida como propagador da cultura brasileira, comprometido com a práxis artística contemporânea e com uma ação transformadora, voltada à pesquisa teatral e ao resgate da cidadania.
O grupo nasceu em 13 de janeiro de 1990 e desde então vem procurando contribuir para a difusão e discussão do fazer teatral e do papel do artista e da arte em nossa sociedade.





Nossa pesquisa está centrada na construção da poética do espaço cênico e no homem em situação de representação, fundamentando-se em estudos de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski. Na linha do Teatro Ritualístico o grupo investiga: o contato direto entre ator e espectador na participação emotiva e no distanciamento intelectual, a possibilidade de penetração nas manifestações populares brasileiras que contenham o sentido de resistência cultural e a ampliação das possibilidades entre texto dramatúrgico e texto performático. 
Buscamos uma linguagem que contribua para a construção de um teatro vivo, que esteja em constante sintonia com a vida e que proporcione a reflexão e a construção do “ser” artístico/ social.





A ideia de encenar ORLANDO surge do desejo de buscar obras consideradas clássicos da literatura, onde podemos discutir temas da contemporaneidade em diálogo com a universalidade da obra e a pessoalidade dos artistas envolvidos.
Nosso recorte incide sobre a questão de gênero e do comportamento determinante do herói/heroína que, no espetáculo, também personifica o tempo para nos mostrar os conflitos e anseios do homem diante da história.




Para ressaltar as imagens metafóricas e epifânicas, propostas por Virginia em “ORLANDO”, optamos em trazer para a encenação o trabalho com video mapping integrando, assim, outras linguagens ao teatro e oferecendo ao espetáculo a espacialidade onírica proposta pela obra. Com isso pretendemos proporcionar o mergulho e o devido distanciamento crítico que a obra requer para ser apreciada sensivelmente e cognitivamente pelos atores e espectadores.





Nós do Expressões Humanas entendemos que o apoio através do site Catarse gera oportunidades para a classe artística comprometida e abre perspectivas para a valorização do trabalho de grupo, numa época onde a individualização e o capitalismo selvagem faz malograr tantos sonhos que poderiam se transformar em realidades culturais e sociais bastante produtivas.

O recurso oriundo da sua contribuição, através do site, possibilitará a aquisição de elementos fundamentais para a estreia, tais como figurino, cenário, adereços e maquiagem.


Comentários

Postagens mais visitadas