I Circuito Alternativo de Teatro



Estão abertas as inscrições para o I Circuito Alternativo de Teatro.
Trata-se de uma iniciativa de diversos grupos teatrais* da cidade, cujas sedes vêm cumprindo, com grande produtividade, o papel de centros culturais alternativos, em detrimento das políticas públicas oficiais, que não os contemplam. O evento tem caráter de mostra de trabalhos teatrais, estreitando os laços desses espaços e respectivos grupos com outros grupos e artistas atuantes em nossa cena. Propõe tornar tais espaços acessíveis não apenas aos artistas em geral, mas a um público maior de Fortaleza, garantindo acesso gratuito à sua programação. É tempo de a cidade descobrir que há teatro feito em seus diversos quadrantes, um teatro “fora do teatro” convencional. Teatro organizado, mantido e compartilhado pelos próprios artistas. É também oportunidade de, mobilizando nossa classe teatral, denunciar a escassez de teatros (espaços) públicos atualmente em funcionamento (os poucos que aí estão entram em obras brevemente), comprometendo a cena da cidade, sedenta de espaços onde possa se situar e se desenvolver. 

I Circuito Alternativo de Teatro, realizado de modo completamente independente, sem nenhum tipo de patrocínio, conta com a força de vontade e o espírito de cooperação da classe teatral de Fortaleza para o exercício de sua causa: expor e discutir o lugar (físico, inclusive) do teatro na cidade, suas estratégias de relação com o meio que o envolve e do qual faz parte. Ocorre entre 24 a 28 de julho, com apresentação de 20 (vinte) trabalhos selecionados, preferencialmente espetáculos, em 9 (nove) sedes de grupos teatrais de Fortaleza, espalhadas em diversos bairros. Tem sua Cerimônia de Abertura, em formato de assembléia teatral com todos os grupos selecionados, dia 23 de julho, na Praça do Ferreira, onde também será apresentado o Manifesto que trata da valorização dos espaços culturais alternativos da cidade, bem como do comprometimento público com a manutenção e criação de espaços para a atividade teatral, indispensáveis.

As inscrições estão abertas entre os dias 26 de junho a 10 de julho, devendo constar de sinopse do espetáculo, ficha técnica e rider técnico compatíveis com a estrutura técnica oferecida pelos espaços do Circuito, que estará disponível no blog. O material de inscrição deve ser enviado ao endereço eletrônico: circuitoalternativo2013@gmail.com
Participem, consolidemos o movimento de teatro independente em Fortaleza, na busca pelas suas condições de sustentabilidade, construindo, a partir desta primeira experiência, um Circuito Alternativo de Teatro permanente na cidade. E Viva o Teatro!!
*Grupo Bagaceira, Expressões Humanas, Prismas de Teatro, Grupo Imagens, Pavilhão da Magnólia, Nóis de Teatro, Populart, e Formosura.
Coletivo Soul, Teatro Máquina também apoiam diretamente esta ação.

Comentários

Postagens mais visitadas