Repertório do Grupo Expressões Humanas

Grupo Expressões Humanas - 20 anos se consolidando como um grupo propagador da cultura brasileira, comprometido com a práxis artística contemporânea e com uma ação transformadora, voltada à pesquisa teatral e ao resgate da cidadania.


Retomamos nossos trabalhos em 2010 trazendo para a cena teatral cearense dois espetáculos do repertório do grupo: Os Cactos e Ensaio para um silêncio. Ambos com uma nova encenação que investiga o jogo ritualístico no teatro contemporâneo.



OS CACTOS, texto do cearense Emmanuel Nogueira, conta a história de uma mãe que confina sua vida no quarto do filho que desapareceu nos porões da ditadura militar brasileira. Pedro, jovem revolucionário, é preso, torturado e desaparece sem deixar notícias.


O espetáculo une passado e presente no respalda à luta dos familiares que ainda hoje cobram uma dívida do país: o direito de encontrar e enterrar os corpos dos seus entes queridos que ainda somam mais de 140 desaparecidos políticos no Brasil.



ENSAIO PARA UM SILÊNCIO, como o próprio nome já sugere, é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação.

Livremente inspirado na "A Hora da Estrela", última obra lançada em vida por Clarice Lispector, o espetáculo se desenvolve através do jogo entre os diversos eus que duelam na criação dos personagens.


Diante dos fatos o escritor dilata o micro para chegar ao macro e vice e versa se perdendo em meio a inúmeras divagações de cunho existencial e social no intuito de captar a história de uma retirante nordestina perdida na cidade grande.


A idéia de visitar a obra e traduzi-la para o teatro nasceu de nossa inquietação pelo “absurdo” da condição humana nessa relação do eu com o mundo que como diz Camus: “É experienciado como um divórcio entre o homem e a sua vida, entre o ator e o seu cenário. O absurdo nasce deste confronto entre o chamamento humano e o desrazoável silêncio do mundo”.



Os dois espetáculos entram em cartaz em Março no Teatro José de Alencar - Sala Nadir Pápi Sabóia.

Comentários

Postagens mais visitadas