II Fórum das Linguagens

Artistas locais chamam Cid Gomes para o debate

Classe artística cearense se reúne amanhã, 30, para o II Fórum Geral das Linguagens Artísticas. Após o evento, será gerado um documento com propostas que será entregue ao governador reeleito Cid Gomes.

Com o intuito de discutir o posicionamento da classe artística cearense em relação às políticas públicas de incentivo à cultura e à arte que serão empreendias na segunda gestão do governador Cid Gomes, artistas se reúnem amanhã, 30, para II Fórum Geral das Linguagens Artísticas. O evento acontece no Teatro Morro do Ouro, a partir das 19horas.
O I Fórum pretendia reunir os artista e delinear a situação da cultura no Estado. Este segundo momento tem um caráter propositivo. “Serão apresentadas e discutidas uma série de propostas possíveis para uma reformulação efetiva, adequadas às realidades e deficiências”, explica Thiago Arrais, membro do Movimento Todo Teatro é Político e um dos organizadores do Fórum.
São temáticas do debate questões referentes à Secretaria de Cultura, aos mecanismos específicos às demandas de cada linguagem e à ampliação dos recursos para a cultura. “Será uma discussão entre as diferentes linguagens para uma política cultural mais justa”, explica o integrante do Tembiú, Rodrigo Oliveira.

De acordo com o membro do Bora - Ceará Autoral Musical, Alan Mendonça a ideia não é determinar um nome para gerir a Secult, mas sim definir um perfil que corresponderia aos anseios da classe artística. “Será um perfil abrangente e que dialogue coerentemente com todas as linguagens, pois nossa cultura é ampla e diversificada e deve ser tratada sob esse prisma e de forma competente”, julga.

Um dos pontos considerados mais urgentes por Alan é o diálogo em todos os âmbitos. “Em termos de política pública, se faz necessário a construção de possibilidades de diálogo, uma maior abertura com o poder público para a criação de um forte núcleo gestor feito pela sociedade civil e pelo governo para resolver questões gritantes na nossa música e nas artes em geral”, disse.

Depois de discutidas, as questões serão reunidas em um documento que será entregue ao governador reeleito Cid Gomes. “Nesse momento de transição, pretendemos estabelecer junto ao Governo uma posição, uma expectativa e uma certa cobrança para os próximos anos. Queremos um encontro com o governador e que essa demanda gere uma audiência pública entre a classe e o Governo”, pondera Thiago Arrais.

SERVIÇO 
II FÓRUM GERAL DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
Quando: Amanhã, 30, às 19h
Onde: Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar (aberto a participação de todos)
Outras informações: 3101 2583.

Comentários

Postagens mais visitadas