Rememorando histórias e afetos que construiram o Grupo Expressões Humanas



Fechando o ano de 2012 rememorando um pouco da história do Grupo Expressões Humanas.


Uma história que passa, também, pela história do Teatro Cearense, afinal são 22 anos consecutivos de um trabalho feito com muita garra, dedicação, disciplina e, principalmente, prazer na construção dessa arte que tanto amamos.

Alguns dos espetáculos que fizeram a nossa história:

1991 - Anárquico Velho Mundo Novo foi o primeiro espetáculo do grupo e teve sua estreia em 1991. A peça tem texto de Herê Aquino e fala da luta do homem por sua identidade individual e social em um mundo onde os sistemas economicos, políticos e sociais oprimem e destroem o sentido da existência humana. Na foto a atriz Helô Sales.                                                     ELENCO: Helô Sales / Nirvana Aquino/ Natércia Bezerra/ Souvano Aquino/ Maria Rosa

1993 - OS UIVOS DOS CÃES ENDOIDECIDOS PINTANDO O SETE NAS TEIAS DA CIVILIZAÇÃO 



 




Os UIVOS... é um espetáculo DE 1993 que provoca a discussão sobre o  paralelo entre a arte e a vida. 
Em um passeio entre o lúdico e o sombrio e entre a sanidade civilizada e a loucura “maldita”, os atores e o público vão construindo, através da musicalidade e das imagens surreais do espetáculo, os pontos de comunicação e de união entre esses dois universos .
ELENCO: Helô Sales / Nirvana Aquino/ Natércia Bezerra/ Maria Rosa


1998 - UNI – VERSOS 



Uni-Versos é um espetáculo de 1998 que fala da coexistência pacífica e tumultuada do homem com ele mesmo e com a vida, nas diversas épocas de sua existência. 


Espetáculo onde a realidade e o sonho interagem criando uma complexidade cuja existência se eterniza e se enriquece nos símbolos e arquétipos do inconsciente coletivo.

ELENCO: Helô Sales / Nirvana Aquino/ Natércia Bezerra/ Murilo Ramos/ Álisson Amâncio

1999 - MORTE E VIDA SEVERINA – Texto: João Cabral de Melo Neto


Espetáculo de 1999 que ressalta a saga do migrante nordestino, exilado em sua própria terra ao longo do rio Capibaribe. Sua saga e sua luta são retratadas no espetáculo através da força do sertanejo  que retira na busca por dias melhores.


O espetáculo se utiliza do rico e colorido imaginário popular nordestino para criar imagens que façam o espectador refletir e mergulhar nesse universo que encanta e exalta as culturas de resistências.   

ELENCO: Orlângelo Leal/ Katiana Monteiro/ Kátia Barreto / Dávdson Caldas e Josy Correia
 2002 - DEUS DANADO
Num santuário em ruínas de um lugarejo do árido sertão nordestino, pai e filho vivem o drama da solidão humana numa situação limite. Através das longas jornadas, o eterno conflito dos poderosos versus oprimidos é levado às últimas consequências diante da praga do medo e do indomável sonho de ser livre.

ELENCO: Adauto Garcia/ Alcântara Costa

 
2003 - “LARILARÁ MACUNAÍMA SARAVA” – 
Texto: Marcos Barbosa – Inspirado em “Macunaíma” de Mário de Andrade.




A história de um anti-herói, “marginal “,  na medida que se contrapõe a uma sociedade puramente racional e tecnológico, retratada numa aventura saborosamente brasileiro pelas riquezas e profundezas do imaginário popular brasileiro. 
 

2005 - “A HORA DA ESTRELA” – Texto: Clarice Lispector

 A Hora da Estrela narra a história de acabéa, uma retirante nordestina leiga do mundo à sua volta, através da trama desenvolvida por Rodrigo S. M. , alter-ego de Clarice Lispector. Sua narrativa vai dando vida aos personagens e tecendo as artimanhas da própria narrativa para explicar a criação, montagem e apresentação da obra.

ELENCO:

Sueli Portela/ Murilo Ramos/ Rosana Rodrigues
 
2006 – “DOROTÉIA” – Texto: Nelson Rodrigues
 
Dorotéia. É a última peça do chamado ciclo mítico de Nelson Rodrigues. Considerada por muitos como a obra mais genial do dramaturgo e encenada a partir da raiz dos mitos que permeiam  a peça. 




ELENCO:

Murilo Ramos/ Alcântara Costa/ Silvero Pereira/ Lua Ramos/ Paulo Botafogo/ Isabelle de Morais/ Monique Cardoso/ Cícero Teixeira




2007 – “OS CACTOS” – Texto: Emanuel Nogueira



A história transcorre entre o passado e o presente e entre um estado árido de sentimentos e esperanças, em que os personagens envolvidos, tal como na vida real, ainda estão à espera dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar brasileira.



ELENCO:

Marina Brito/ Murilo Ramos/ Edneia Tutti/ Ângela Moura/ Magno Carvalho



2008 – ENCANTRAGO – VER DE ROSA UM SER TÃO – Texto: Herê Aquino
 (Inspirado na obra de Guimarães Rosa)
Um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma aventura na qual os contrastes e ambivalências consagram o paradoxal mundo sertanejo e a encantada vastidão humana.
ELENCO:

Annalies Borges, João Paulo Pinho, Juliana Veras, Katiana Monteiro, Liliana Brizeno, Marina Brito, Marina Brizeno, Monique Cardoso, Nataly Rocha e Paulo Botafogo.


2010 – ENSAIO PARA UM SILÊNCIO – Dramaturgia: Herê Aquino



O espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos eus que duelam na criação dos personagens.


ELENCO: Katiana Monteiro, Marina Brito, Murillo Ramos




2011 - REMONTAGEM - DOM PODER E A REVOLTA DA NATUREZA – Texto: Herê Aquino




Espetáculo infantil que tem como tema principal a questão ambiental assumindo, a partir dessa montagem,  o desafio não só de fomentar esse debate nos dias atuais, mas também, de garantir  a continuidade do mesmo.






ELENCO: Marina Brito, Juliana Veras, Bio Falcão, Amália Rodrigues, Felipe Franco e Pericles Davy.






Experimento de ORLANDO da escritora Virginia Woolf 




Apresentado no SESC Iracema no dia 27 de Novembro no Projeto Caminhos da Leitura. O experimento caminha para seu processo de montagem no início de 2013.


O livro ORLANDO de Virginia Woolf é uma ode a literatura, mas é também um mundo que se descortina em nossa frente e que apresenta questões fundamentais para o debate nos dias de hoje. Uma dessas questões é a de gênero, que foi escolhida pelo grupo para ser trabalhada.

Comentários

Postagens mais visitadas