MATÉRIA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE - CADERNO 3


Peça veterana do grupo volta em cartaz

25.02.2015

Image-0-Artigo-1803721-1
 FOTO: FERNANDA LEAL/ DIVULGAÇÃO 
 Expressões Humanas leva ao palco do Teatro Carlos Câmara espetáculo baseado no livro "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector
Antes da criação, o silêncio. Ele pode durar um segundo, mas está ali, ensaiando um mergulho interior que costuma escapar. No encontro de si, o retorno se dá pela arte: intensa, viva, expressa. É este mesmo sentimento que faz os atores do espetáculo "Ensaio para um silêncio", do Grupo Expressões Humanas reviverem nesta sexta-feira (27), às 19h, no Teatro Carlos Câmara, uma peça que já está no repertório há dez anos.

A montagem, livremente inspirada no livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector, é conduzida por uma série de divagações de cunho existencial e social e trabalha o jogo entre criador e criatura aliado aos diversos "eus" que duelam na criação dos intérpretes.

No elenco, Murillo Ramos, Marina Brito e Juliana Veras estão presentes como atores e personagens.

"Se a Clarice trabalha com a criação da escrita no livro, por meio da figura do narrador Rodrigo S.M., trabalhamos com a criação do espetáculo. Trazemos a retirante nordestina Macabéa, protagonista da trama, como uma personagem que é criada e sai do mundo da ficção para a realidade, vivendo esse conflito com o mundo real", explica Herê Aquino, diretora do Grupo Expressões Humanas.

Transformações
Desde 2005, quando "Ensaio para um silêncio" foi apresentado pela primeira vez, o espetáculo passou por algumas mudanças, inclusive na composição do elenco que, da formação original, mantém apenas Murillo Ramos.

Dentre as transformações, a mais significativa é a alteração do formato de palco italiano para arena.
"Subimos com o público para o palco e essa escolha de concepção tem muito ver com a pesquisa do grupo, que tem essa tentativa de aproximar o ator do espectador o máximo possível. O espetáculo não deve ser algo visto, mas vivenciado, olho no olho, promovendo esse encontro mais incisivo", destaca Herê Aquino.

Apesar da apresentação única no Teatro Carlos Câmara, a diretora do grupo destaca que o espetáculo será levado para Paraíba e para Iguatu, no final de março.
Além disso, para comemorar os 25 anos do Expressões Humanas, em junho deste ano, Herê adianta que já está sendo articulada a remontagem de "Macunaíma", espetáculo produzido em 2002, e também a realização de outras atividades especiais. Os silêncios da criação, portanto, não devem cessar.

Mais informações:
Grupo Expressões Humanas apresenta o espetáculo "Ensaio para um silêncio", no Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro). Nesta sexta-feira (27), às 19h. Classificação: 14 anos. Gratuito. Contato: (85) 3254.5542
Roberta Souza

Especial para o Caderno 3 - http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/peca-veterana-do-grupo-volta-em-cartaz-1.1228683

Comentários

Postagens mais visitadas