TEATRO

20 anos de ´expressões´

Clique para Ampliar

Em comemoração a duas décadas de atuação, o Grupo Expressões Humanas apresenta os espetáculos "Ensaio para um Silêncio" e "Os Cactos", ambos em cartaz no TJA. A companhia também viaja o Brasil no projeto Palco Giratório


O ano era 90, redondo e esperançoso. Dez pessoas, entre artistas e estudantes universitários de diversas áreas, uniam-se em torno do sonho de fazer um teatro diferente daquilo que havia até então. O Grupo Expressões Humanas surgia ali...

"Um bando de gente com ideias loucas e com a estranha mania de querer interagir uma arte na outra, pelo simples prazer de criar, sentir-se vivo, experimentar e quem sabe degustar algo tão gostoso como o nosso baião de dois ou nossa famosa feijoada", explica Herê Aquino, pesquisadora e diretora do Grupo Expressões Humanas.

Como a maioria das companhias da época, o Expressões Humanas desenvolvia um teatro de forma intuitiva, caracterizado, principalmente, pela vontade de experimentar e de aprender com tudo que faziam.

"Aprendíamos na prática com os erros, a cada novo espetáculo, já que não tínhamos escolas de teatro na época. O grupo nasce em 1990 e desde então vem procurando contribuir para o debate do fazer teatral, do papel do artista e da arte em nossa sociedade, já que não acreditamos numa arte alheia aos problemas sociais".

Cenas marcantes

Em duas décadas de existência, muitos foram os momentos marcantes vivenciados pela companhia. Desses, a diretora Herê Aquino faz questão de ressaltar a participação no I Festival de Teatro em 1991, onde apresentou a primeira peça montada do grupo, "Anárquico Velho Mundo Novo". O espetáculo arrebatou os prêmios de "Melhor Atriz" e "Melhor Sonoplastia" do Festival.

A primeira viagem da companhia com um espetáculo para fora do Ceará também foi de grande importância, pois aquele momento reafirmava a identidade e o reconhecimento do grupo no meio teatral. Outra ocasião especial, foi a recente premiação Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte), recebida pelo grupo no segmento de montagem. O que deu condição de realizar, de maneira mais profissional, o espetáculo "Encantrago - Ver de Rosa um Ser Tão", último trabalho do Expressões Humanas em parceria com o Teatro Vitrine.

Leia a matéria na íntegra

Comentários

Parabéns ! gente MUITO querida , por nos proporcionar essa interação maravilhosa...SUCESSO! Bia Guedes.

Postagens mais visitadas