Algumas linhas sobre a oficina Voz – O Canto em Cena

A Aldeia Expressões Humanas, nosso caloroso território teatral, vive sua primeira infância... Estamos perto de completar um ano de sede, momento ainda – e sempre – cheio de transformações. Em 2011, no mês do teatro e circo, inauguramos a Aldeia como território de troca de saberes, além de casa de ensaios e espetáculos. Aconteceu, nos dias 14, 18, 21 e 25 de março a oficina Voz – O Canto em Cena, ministrada por Juliana Veras.


O intuito foi partilhar as experiências da ministrante com teatro e música através de cursos, vivências e direção musical de espetáculos, com atores interessados em acrescentar o canto à cena.

A música é assemântica, ou pelo menos não figurativa, diferentemente da palavra. Assim, aninhada no espetáculo, ela irradia, sem que se saiba muito bem o quê. Influencia nossa percepção global, mas não saberíamos dizer que sentido ela suscita ao certo. Ela cria uma atmosfera que nos torna particularmente receptivos à representação. É como uma luz da alma que desperta em nós. (PAVIS, Patrice. “A análise dos espetáculos”.)

A oficina propôs uma avaliação do que seria a música para a cena, aliando na experiência prática o som ao espaço e ao corpo, através de elementos como a percussão corporal, ritmo, partitura corporal, intenções, sonorização, e ao final direcionou-se, para a cena, o canto propriamente dito.



O grupo de alunos se compôs quase totalmente por atores, ou iniciantes no estudo do teatro. Agradecemos imensamente a presença dos inscritos, nesse processo que vive um amadurecimento constante.











                                  

Comentários dos participantes



Estou fazendo o curso “O canto em cena” e estou achando fantástica a experiência das pessoas do Expressões. E tenho me experimentado aqui, me descobrindo. O espaço é maravilhoso!
- Raquel de Paula

Estou amando! A Ju é uma super prof, que nos deixa super à vontade. Indico demais para todos.
- Priscila Von Paumgartten

Sobre “O canto em cena”, é um desafio pessoal. Muito bom ter um guia maravilhoso e um espaço com energia tão positiva. Força para continuar sempre.
- Andrei Bessa

“O canto em cena” é mais uma experiência nova que desperta desafios, medos e vergonhas, algumas contribuem, outras atrapalham, mas tudo faz parte do aprendizado e a forma como é passado o assunto ajuda a entender a si mesmo, é um exercício pra vida.
- Walmick Campos

A oficina está sendo muito bem desenvolvida, sou até suspeita em dizer (né Jú?!) mas eu tenho visto exercícios ainda não realizados anteriormente. Estou amando e pirando também! Maravilhoso!!
- Mariana Elâni

É impressionante como um momento de entrega proporciona acesso a coisas lá de dentro da gente, que ficam querendo sair sozinhas e independente da vontade de quem sente. Parece que só tem um caminho pra isso: deixar sair e sentir a dor e a liberdade que isso provoca. São momentos únicos.
- Danieli Flores

Maravilhoso!! Oficina maravilhosa, espaço acolhedor e pessoas radiantes! A Aldeia é um espaço cheio de boas energias, adorei estar aqui. Quanto a oficina de “Canto em cena” com Juliana, não tenho nada a dizer, só agradecer pela oportunidade de fazê-la. Tomara que venha muitas outras oficinas e programações nessa aldeia maravilhosa. Estarei aqui. Muita vida ao Expressões!
- Circe Macena

Ow, hoje foi o último dia das aulas de “canto em cena”. Foi muito bom! Aprendi muito com a Juliana e espero participar de outras oficinas do Expressões Humanas, pois amei todos do Grupo.
- Priscila Von Paumgartten

Fantástico, define muito bem todo o curso e o clima da Aldeia... pessoas maravilhosas e mente aberta, com muitas experiências pra partilhar. Bom Demais!
- Raquel de Paula

“O canto em cena” foi surpreendentemente um mundo de descobertas, pra um iniciante como eu. Vi e vivi técnicas, situações, posturas, que contribuíram muito pra minha desenvoltura tanto em cena como na vida, vou guardar todo esse conhecimento, revisitá-lo e sempre utilizá-lo, valeu muito a pena todos esses 4 dias de oficina.
- Gildomar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas