Aldeia Expressões Humanas


O que comemorar neste ano onde o Grupo completa vinte anos e vários sonhos transcendem a esfera do onírico e pousam nesse espaço/tempo onde as ações novamente ganham formas que alimentam infinitamente a imaginação?





Temos algumas coisas para comemorar, sim, entre elas, a participação no projeto Palco Giratório que nos fez girar por esse Brasil imenso com três espetáculos:  Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão, Ensaio para um Silêncio e Os Cactos. Todos em repertório e mostrando um pouco da história do Grupo.

Outra comemoração é a realização do nosso grande sonho: a inauguração da “Aldeia Expressões Humanas”, sede do grupo e local de encontro e troca de experiências entre artistas.

Na realização desse sonho é importante que ressaltemos um "Movimento” que fez a roda do teatro girar e vários grupos conseguirem realizar o sonho de ter sua sede. O Movimento Todo Teatro é Político, organização de 14 grupos teatrais de Fortaleza, mexeu no que estava quieto e mudou o panorama teatral não só da cidade, mas de todo o estado. E o que é melhor, mudou pra melhor e apostando no trabalho continuado de grupos, na pesquisa artística e no compromisso ético com a função social de nossa arte.  

Evoé! E que a consciência da necessidade de estarmos juntos nessa e em tantas outras lutas se multipliquem em conquistas, sensibilizando a cidade como um todo.



Separamos uns fragmentos do Manifesto da Arte contra a Babárie que refletem um pouco do que pensamos em termos de nossa atuação na arte e na vida.

"O teatro é uma forma de arte cuja especificidade a torna insubstituível como registro, difusão e reflexão do imaginário de um povo. Sua condição atual reflete uma situação social e política grave. É inaceitável a mercantilização imposta à cultura no País, na qual predomina uma política de eventos.



"O teatro não pode ser tratado sob a ótica economicista. A cultura é o elemento de união de um povo que pode fornecer-lhe dignidade e o próprio sentido de nação. É tão fundamental quanto a saúde, o transporte e a educação. É, portanto, prioridade do Estado."

"Torna-se imprescindível uma política cultural estável para a atividade teatral. Para isso são necessárias, de imediato, ações no sentido de: Definição da estrutura, do funcionamento e da distribuição de verbas dos órgãos públicos voltados à cultura. 

Apoio constante à manutenção dos diversos grupos de teatro do País. Política regional de viabilização de acesso do público aos espetáculos. Fomento à formulação de uma dramaturgia nacional. Criação de mecanismos estáveis e permanentes de fomento à pesquisa e experimentação teatral. Recursos e políticas permanentes para a construção, manutenção e ocupação dos teatros públicos. Criação de programas planejados de circulação de espetáculos pelo País."

"Movimento Todo Teatro é Político"

Comentários

Postagens mais visitadas