Visitando os baús de afetos e lembranças


Expressões Humanas em 2010

Estamos entrando numa nova etapa de vida e resolvemos resgatar algumas ações e momentos que foram extremamente importantes e deliciosamente lembrados. 

Nosso intuito é compartilhar, com todos que acompanham e visitam esse espaço de encontro, os momentos, memórias e histórias que construíram a travessia do Grupo Expressões Humanas. 

 Helô Sales "Anárquico Velho Mundo Novo" - 1990

Iniciaremos aproximando antigas lembranças que nos são altamente afetivas, com momentos recentes que estamos construindo pouco a pouco, mas que já nos fazem enxergar horizontes bem interessantes.

Acreditamos que propiciar essa aproximação seja fundamental, principalmente, porque as novas travessias estão plantadas em terrenos férteis e horizontes que se inspiram  nesse fragmento do poema "O Guardador  de Rebanhos" de Alberto Caeiro:

 Maria Rosa e Nirvana Aquino "Uni Versos" - 1994 
Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Fica então, abrindo esse espaço, o editorial do número “0” do “Jornal Eco” do Expressões Humanas, lançado em 1997,  estabelecendo essa ponte entre os antigos e os novos sonhos.  

Expressões Humanas em 1990

 Editorial do Jornal Eco do Expressões Humanas - 1997


“Ô lê lê... Conseguimos!!! Cruzamos com mais um sonho a fronteira das idéias para a fronteira da realidade. “Demoremo mas cheguemo”,  como diz o nosso Capra da peste do sertão. E viemos com todo o gás, com panos pras mangas e pra dar o que falar para as más línguas que vivem mandando a gente botar a mão na massa, cair na real e botar os pés no chão. 

 Pois bem! Caímos na real... só que trazendo na mochila, que anda cheia, mais um sonho realizado,e que sonho! Quuanto a botar os pés no chão, eles já estão, mas a cabeça anda nas nuvens... voando  né? Que é pra manter o equilíbrio. E as mãos? Ah, essas andam sempre juntas com muitas outras que acreditam no que diz o poeta:  ”Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade." 

Maria Rosa/ Helô Sales e Natércia Bezerra "Sonho sobre Vida" - 1993


O Expressões Humanas é um Grupo de teatro experimental. Um bando de gente com idéias loucas e com a estranha mania de interagir uma arte na outra pelo simples prazer de criar, de se sentir vivo, de experimentar e de quem sabe, degustar algo tão gostoso como o nosso “baião de dois” ou a nossa famosa feijoada. 

Assim descobrimos que não queríamos fazr só teatro, queríamos fazer arte no sentido exato ou inexato com que os pais s referem as danações das crianças. Aí deu no que deu... o número “0” do Jornal Eco do Expressões Humanas. Eco do pensamento do grupo, Eco de ecologicamente correto e Eco da consciência de um mundo que necessita urgentemente de mudanças sociais profundas e de mais humanização. 

Nosso objetivo é somar corpos, emoções, nervos e sonhos para realizar o novo, revolucionar velhos padrões sedimentados como verdades absolutas e lógico, criar, criar sempre para trazer de volta a naturalidade e o prazer desse ato vital que foi deixar  de lado por uma sociedae mecanizada e por valores puramente consumistas.

 "Dom Poder e a Revolta da Natureza" -1992
Nirvana Aquino/Helô Sales, Natércia bezerra, Hlda Brasil/ Maria Rosa/ Tonhé

O mundo anda carente de poesia. Nós do Jornal Eco do Expressões Humanas queremos entrar em contato com você, queremos construir uma ponte que facilite nossa velha e saudosa comunicação. Nossos ancestrais laços humanos andam frágeis e meio que emaranhados nos famosos cabos da globalização. 

Aliás, se fala muito, ali, acolá, alhures, mas pouco se ouve ou pouco se faz do que realmente e verdadeiramente interessa em termos de humanidade. Nós, como muitos outros, queremos um mundo novo, sem fome, miséria, analfabetismo, preconceitos, etc. 

Matéria publicada em 1991 - 1ª Peça do Grupo

Um mundo desenvolvido, mas que não nos transforme em escravos das máquinas ou em meros robôs sem pensamentos e emoções. Um mundo novo, sim! E já! Mas que sejam preservadas nossas antigas, saudosas, conflitantes e diferentes expressões humanas.

Comentários

Postagens mais visitadas