Oficinas GRATUITAS na Aldeia Expressões Humanas com a Cia. Estupor (BA)




A capital cearense é a primeira cidade a receber as peças dramática que unem ficção e realidade, entrelaçadas à tragédia social de uma América Latina dominada por ditaduras militares. Cada uma conta, independentemente, recortes de uma história de mãe e filha, que os laços de vida deveriam unir, mas que o destino separou. Os três espetáculos - um deles encenado num hospital - reconstituem a História a partir de diversos pontos de vista, de trajetórias pessoais e de diferentes personagens. A Memória Ferida (que conquistou o Prêmio Braskem de Teatro de 2009 como melhor texto), A Morte nos Olhos e Na Outra Margem, com textos assinados por Dinah Pereira, são três novas montagens que resultam de uma pesquisa dramatúrgica e cênica ancorada nas diversas possibilidades da narrativa como instrumento de reconstrução do passado e ressignificação do presente.Trilogia Memórias - Um grito contra o silêncio e o esquecimento: uma forma de compreender o outro e de atribuir sentido à experiência vivida. 

OFICINAS OFERTADAS

INTERPRETAÇÃO COM MÁSCARAS TEATRAIS - 12/05 (quinta-feira) - 9h as 13h.

A interpretação com máscaras teatrais difere da interpretação realista no que diz respeito à falta de espaço para psicologismos e da total necessidade de desenvolvimento da dilatação corporal e receptividade a estímulos - incluindo o olhar do público. Essa técnica tem por objetivo a criação de um “estado”, ou seja, uma coerência corporal que nada mais é do que o próprio personagem. A oficina pretende, através de exercícios, introduzir noções desses elementos requeridos pelo uso da máscara.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Corpo cotidiano e corpo expressivo  · Dilatação e segmentação corporal  · Conceito de Estado corporal · Máscara neutra   · Máscara expressiva  · Receptividade

PÚBLICO ALVO: A partir dos 16 anos.
VAGAS: 15 pessoas.

DRAMATURGIA TEORIA E PRÁTICA - 13/05 (sexta-feira) - 9h as 13h.

Introdução às Teorias do Drama e ao Estudo de textos dramáticos representativos de convenções dramáticas diversas e variadas, com ênfase nos procedimentos particulares da sua elaboração. Observação laboratorial das estruturas dramáticas que preponderam nos textos estudados. A oficina pretende, ainda, abordar noções básicas de dramaturgia, acompanhadas de exercícios de criação dramatúrgica (construções de situações dramáticas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Definições de Drama e Dramaturgia: 
1. Dramaturgia (sentido etimológico): Construção da ação;
2. Possibilidades de prática dramatúrgica: O texto anterior à encenação ou que nasce com a encenação, etc.;
3. Drama e Teatro - Artes autônomas; 
4. Texto dramático X Obra dramática.

Introdução: A Convenção Aristotélica - breve revisão da Poética: 
1. Conceitos de Poesia e Imitação; 
2. Origens da Poesia – Causas. História da poesia trágica e cômica;
3. Estrutura do mito trágico; 
4. Unidade de Ação: histórica e poética; 
5.Elementos Qualitativos do Mito Complexo: Reconhecimento e peripécia.

A Convenção Realista-Naturalista:
1.PERSONAGEM;
2. INTRIGA;  
3. LINGUAGEM.

Estudo e classificação da personagem realista-naturalista:  
1. Grau de verossimilhança, de simplicidade e complexidade; 2. As personagens simples: tipo e Caricatura;  
3. As personagens complexas: o indivíduo e arquétipo.
PÚBLICO ALVO: A partir dos 18 anos.
VAGAS: 20 pessoas.

OFICINA DE VOZ PARA O TEATRO - 13/05 (sexta-feira) - 14h as 17h.

Oferece noções gerais acerca do trabalho vocal para o teatro. Pretendendo ao final realizar uma pequena mostra, com exercícios e cenas. Permitindo a platéia ter uma visão geral do que foi trabalhado individual e coletivamente. O tema, escolhido pelo grupo será aquele que norteará toda a preparação da oficina e da mostra e sua abordagem será resultante daquilo que o grupo pensa ou sente com relação a ele.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: · Noções básicas de técnica vocal: respiração, emissão, articulação e impostação;  ·Improvisação a partir de elementos vocais; · Elementos de anatomia e fisiologia do aparelho fonador;  · Classificação vocal;  · Vocalizes básicos;  · Conscientização do uso da voz; ·

PÚBLICO ALVO: A partir dos 15 anos.
VAGAS: 25 pessoas.



ORGANIZAÇÕES DE GRUPOS TEATRAIS EM COOPERATIVA

O curso pretende oferecer noções gerais de organização coletiva na área artística. Sugerindo o modelo de cooperativas como uma alternativa para fortalecer a prática teatral continuada (que favorece a pesquisa de linguagem) e a profissionalização no trato com o produto artístico-teatral. Integrar uma cooperativa significa sair da informalidade do mercado artístico e assumir a necessidade de gerar maior volume de trabalho e renda para os profissionais da arte.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: · Teatro de grupo x teatro de elenco  ·Cooperativismo    ·Noções de administração teatral   ·CBT: uma experiência

PÚBLICO ALVO: A partir dos 18 anos
VAGAS: 25 pessoas por turma.


INSCRIÇÕES – 
Ficha pelo e-mail: ato.oficinas@gmail.com / 3252.3395

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Aldeia Expressões Humanas - Rua Barão de Aratanha, 605 - Bairro José Bonifácio, Próximo à Domingos Olímpio.

http://trilogiamemorias.blogspot.com/



Comentários

Flávio disse…
Como faço para me inscrever? Diz que manda ficha para o e-mail... mas onde encontro essa ficha?

Outra coisa, qual o dia e horário da oficina de cooperativas de teatro?
Mande seu nome e contato para o email que está no site dizendo quais as oficina que vc quer. A ficha vc preenche no dia. Mande o email também para: hereaquino@yahoo.com.br que eu já coloco o seu nome. Um abraço.

Postagens mais visitadas